CINEMA NO ESTENDAL

Menu

Ringue Associação Nun'Álvares de Campanhã

Junho
Sexta-Feira
14
21:30
Cinema
80 min.
M/12

Travessa Corujeira de Baixo, 140

COMO CHEGAR

METRO

Estádio do Dragão

STCP

401, 700, 800, 801, 806, ZC, 7M

VER NO MAPA

PARTILHAR

Entrada Gratuita

CINEMA NO ESTENDAL

Pátio

Cinema no estendal 10
Cinema no estendal 9
Cinema no estendal 8
Cinema no estendal 7
Cinema no estendal 6
Cinema no estendal 5
Cinema no estendal 4
Cinema no estendal 3
Cinema no estendal 2
Cinema no estendal 1

O Cinema no Estendal é um cinema para as ruas, que “celebra a vida de bairro, a arte da curta-metragem, a ocupação do espaço público e as cuecas da vizinha”. Através do cinema ao ar livre, procura reivindicar o uso do espaço público como ponto de encontro comunitário, através da cultura e da arte audiovisual, assim como reconhecer o valor do cinema como transformador social. Trazer temas e tópicos da sociedade atual para o centro da tela é e tem sido um ponto comum em todas as suas sessões, em que são apresentadas obras cinematográficas que retratam e têm um olhar crítico, cómico ou observacional sobre a sociedade.

Chega agora ao Cultura em Expansão, com uma sessão no Ringue da Associação Nun’Álvares de Campanhã, em que o público poderá desfrutar de um programa variado de curtas-metragens no que respeita ao género artístico – animação, documentário, ficção e telediscos –, e apreciar o convívio que o cinema ao ar livre proporciona.


PROGRAMA

- Vídeo de Introdução, Coletivo Pátio, aprox. 5min


- A Friendship in Tow, Atsushi Kuwayama, DOC, 2017, 10min

Em Lisboa, Dona Maria e um homem asiático formam uma amizade enquanto sobem uma longa escadaria juntos. Apesar da barreira linguística, eles encontram conexão através de risos e histórias, explorando como podemos estar juntos apesar das diferenças.


- O Mar é um Ladrão, Ana Luísa Abreu e Leonor Silvério Marques, DOC, 11min

Um retrato poético e humorístico dos pescadores do Passeio Alegre, no Porto, que há muitos anos já não pescam peixe. Dedicam-se à pesca apenas para ocupar o tempo, mantendo viva a tradição e a camaradagem entre eles e elas.


- Madeleine, Raquel Sancinetti, DOC/ANIM, 2023, 15min

Todas as semanas, duas amigas com uma diferença de idade de 67 anos partilham as suas histórias de vida na sala de estar de um lar de idosos. A amiga mais jovem convence a senhora de 107 anos a juntar-se a ela numa aventura: uma viagem de carro até ao mar.


- O Homem do Lixo, Laura Gonçalves, DOC/ANIM, 2022, 12min

Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo”que se transformava num verdadeiro tesouro.


- Pronto, Era Assim, Joana Nogueira, Patrícia Rodrigues, DOC/ANIM, 2015, 13min

Por uma janela entreaberta, duas moscas descobrem um sótão empoeirado, onde são surpreendidas pelos objetos que nele habitam – Balança, Caixa de Música, Cafeteira, Jarra e Microfone. Em modo de entrevista e de forma descontraída os protagonistas contam episódios da sua vida: como foi crescer, namorar, casar, trabalhar e até emigrar, num tempo em que a maneira de viver era diferente.


Telediscos:

- Cavalry, Mashrou Leila, Líbano, 2019, 3min

- O Mar, Lana Gasparøtti , Portugal, 2023, 3:18min

Produção

Ricardo Guerreiro

Programação

Ricardo Guerreiro

Kim Schädlich

Ricardo Dias

Camille Salvetti

Design gráfico e cenografia

Kim Schädlich

Direção técnica

Camille Salvetti

Ricardo Dias

Ricardo Guerreiro

OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO

Fotografias © Renato Cruz Santos
culturaemexpansao.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile